segunda-feira, 17 de março de 2008

P4P - verdade ou enganação?

A operadora norte-americana Verizon afirmou que está trabalhando em uma nova tecnologia de compartilhamento de arquivos chamada Proactive network Provider Participation (P4P).

Segundo a operadora, a tecnologia pode resolver os problemas de uso de banda impostos pelo uso do peer-to-peer (P4P).

A abordagem destoa da política adotada pela rival Comcast, que já admitiu boicotar o tráfego de P2P na sua rede.

A Verizon alegou que pretende utilizar o método para trabalhar com empresas que oferecem arquivos legais via P2P. A operadora não esclareceu se a tecnologia vai beneficiar as redes pirata para troca de arquivos.

Enquanto no P2P o download e o upload de conteúdo é contínuo e os pedaços de arquivos são selecionados de fontes randômicas, a tecnologia P4P permite controlar a quais fontes o PC vai se conectar.

Ao invés de baixar arquivos de um servidor na Europa ou na Ásia, o P4P vai garantir que o usuário só faça o download e o upload de arquivos de outros clientes da Verizon, na região onde ele está.

Segundo a operadora, esse método reduziria custos de banda para a operadora e manteria os usuários felizes.

Além disso, a Verizon afirma que testes revelaram que o sistema garante maior velocidade de download para o usuário. Reportagens dizem que o serviço estaria pronto no próximo mês.

Fonte: IDGNOW

Na minha opinião uma tentativa a mais de tentar enganar os usuários.
Quanto a velocidade todos irão sair ganhando, tanto a operadora que não vai precisar abrir conexões para fora de sua rede e irá "economizar" banda, quanto para o usuário que vai ter os dados recebidos mais rapidamente pois vai receber os dados da mesma rede em que se encontra.
No final das contas o usuário quer o direito de baixar o que ele ache conveniente, seja conteúdo legal ou ilegal. Mas uma rede como essa não irá permitir isso, então adeus a downloads de filmes e etc...

0 comentários:

 
João Bosco Seixas