Analisar o impacto de um investimento de divulgação na mídia social? Ao contrário do método em que o volume de citações é considerado (o mais usado em um mercado ainda prematuro), o Ibope Inteligência defende que o interessante mesmo é investir naqueles mais influentes.
A idéia, defendida pelo diretor de análise de mercado da consultoria, Marcelo Coutinho, baseia-se em resultados obtidos pela análise de comunidades sobre finanças - enquanto tópicos criados por usuários médios resultavam em 3 comentários, o formadores de opinião geravam 166 comentários.
"É claro que quando estou trabalhando em redes sociais, preciso dar mais atenção à qualidade de quem está emitindo opiniões que estão sendo ouvidas por um número maior de pessoas", detalha, que vê como a alternativa mais viável para movimentações na mídia social o reconhecimento dos influenciadores.
"Mais que poder, as empresas devem (se aproveitar do entusiasmo brasileiro em comunidades online). Se empresa não tentar influenciar o discurso sobre sua marca online, fica a mercê tanto de detratores como de usuários mal intencionados", explica, afirmando que as empresas devem cultivar conversações com os mais influentes.
"No espaço da 'Web 2.0', o discurso está morto". No lugar, diz Coutinho, haverá um novo diálogo com opiniões mediadas tanto pela mídia convencional como pelos espaços públicos de destaque.
FONTE: IDGNOW
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Marcas devem identificar formadores de opinião na mídia social
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