sexta-feira, 8 de agosto de 2008

PV - Programação de Véspera

Vou começar uma serie de artigos aqui no blog sobre "Boas Praticas e Design Patterns" que são muito utilizados, principalmente por estagiários e estudantes de Faculdades, Universidades e afins. Vou começar falando da metodologia de desenvolvimento ágil, PV ou Programação de Véspera.
Assim como RUP e XP, essa é uma metodologia que veio para tornar o complexo processo de desenvolver software, algo um pouco mais simples(as vezes), onde se tem um resultado um pouco mais rápido. Ninguém aqui está falando do resultado correto! Queremos apenas resultado.
Ela é uma metodologia bem simples e que possui apenas 4 fases.

1- PLANEJAMENTO
Fase em que os membros planejam o que fazer(Isso é obvio, já que estamos na fase de PLANEJAMENTO). Esta fase ocorre quando o Cliente(entenda-se Professor), disponibiliza aulas para desenvolvimento do projeto.

2-ANÁLISE
Essa é a fase onde se discute tudo, menos o projeto! Geralmente as reuniões ocorrem em barzinhos, churrasco ou pizzarias ou qualquer outro lugar onde exista comida, movimento e não existam computadores. Lembra o Pair Programming do XP, mas é feito em equipe e bem longe do monitor.

3-IMPLEMENTAÇÃO
Essa é a fase critica, onde temos um consumo de cafeína e pó de guaraná crescendo exponencialmente de acordo com a hora da madrugada. Geralmente começamos essa fase na véspera do dia da entrega ou na madrugada da entrega.
A produtividade na produção de código nessa fase é impressionante e quase sempre supera todas as metodologias.

4-ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO E RELATÓRIO
Depois da apresentação software com mais alguns slides de power point, bem feitos(Os slides devem chamar mais atenção que o software, para não atrair perguntas sobre funcionalidades obscuras que foram implementadas para dar resposta apenas com 3 ou 4 entradas de dados diferentes.), a equipe irá buscar na internet ou com alguém responsável, um template de relatório para enviar por e-mail ao Cliente(Professor). É muito intrigante a pontualidade das pessoas que desenvolvem seguindo esta metodologia, pois elas acabam entregando o relatório, sempre entre 11:50 e 11:59

"Existem muitas vantagens no modelo de Programação de Véspera. Podemos destacar as seguintes:

  • Alto nível de produtividade durante a fase de implementação (nº de linhas por segundo maior que em qualquer outra metodologia!)
  • Grande motivação da equipe durante a fase de implementação (entrega para o próximo dia)
  • Baixo nível de stress durante a maior parte do projeto (Análise)
  • Altamente flexível (seu cliente pode exigir que o projeto seja entregue até o próximo dia e isso não vai afetar em nada a qualidade do seu produto!)
  • É a metodologia mais utilizada pelos alunos da Jorge Amado
  • (Quase) sempre funciona!"

Fonte: Desciclopedia

O paradigma de programação mais utilizado junto com o PV é o POG ou WOP(Work arround Oriented Programming)
Na próxima edição veremos o conceito de POG e os design patterns mais utilizados nesse paradigma de programação, é importante deixar claro que nessa serie não vamos abordar os paradigmas já conhecidos tradicionalmente, como Programação Orientada a Objeto, Programação Orientada ao que Acontecer(Evento), Programação Orientada a Aspectos. Vocês devem ter percebido que esses textos são voltados para profissionais avançados e com alto nível de conhecimento.
Então Aproveitem!

0 comentários:

 
João Bosco Seixas