domingo, 17 de agosto de 2008

Google obrigado a revelar identidade de blogueiro

 

Quem acha que através da internet vai obter anonimato total, está muito enganado.

Esta noticia abaixo relata um ocorrido na India. Mas aqui no Brasil, para os que não sabem, a empresa, no caso o google, é obrigada o fornecer os dados do usuario do serviço. Resumindo, se você quer praticar atos politicamente não corretos(para não usar outro termo), tenha cuidado, pois o google não vai pensar duas vezes em entragar os dados de sua conta do orkut ou blogger. Inclusive a Google e a Justiça brasileira assinaram um acordo de cooperação. Mas isso é assunto pra outro post, até porque eu perdi o link dessa noticia, então vai ficar pra proxima!

"Alta Corte de Bombai dá quatro semanas até que buscador revele identidade de blogueiro anônimo que critica empresa de construção.

A Justiça da Índia ordenou que a operação nacional do Google revele a identidade de um blogueiro por trás de um blog do serviço Blogger que supostamente difama uma fabricante de equipamentos de construção.
A ordem, dada pela Alta Corte de Bombai após ganho de ação da Gremach Infrastructure Equipments & Projects, obriga o Google India Private a fornecer a identidade do blogueiro anônimo em um prazo de quatro semanas.
A empresa de construção entrou na Justiça após o blogueiro, conhecido como Toxic Writer, criticar suas ações após compra de 75% de 11 licenças de mineração de carvão em Moçambique, segundo o Wall Street Journal.
Em fevereiro, pouco depois do processo ser iniciado, a Justiça ordenou que o blog fosse tirado do ar, atitude tomada pelo Google, que não se manifestou ainda sobre uma possível apelação para manter o anonimato de seus usuários.
O caso remete ao Yahoo na China, que revelou os dados de blogueiros dissidentes para o Governo Chinês, presos posteriormente pela revelação, algo que rendeu processos contra o buscador. "

FONTE: IDGNOW

0 comentários:

 
João Bosco Seixas