quarta-feira, 16 de julho de 2008

Saiba como selecionar um bom curso de especialização em tecnologia!

Cerca de 40 mil vagas no mercado brasileiro de tecnologia não são preenchidas por falta de qualificação profissional. O dado da ASSESPRO-SP, (Associação Brasileira das Empresas de TI) é, no mínimo, um grande incentivo para começar a pesquisa de cursos na área, sejam eles de extensão, mais práticos, ou de pós-graduação.
Edmilson Oliveiras, diretor executivo da Agnis, consultoria em Recursos Humanos, recomenda que o profissional se atualize constantemente, afinal o mercado de TI, sofre muitas mudanças. “Há segmentos mais conservadores e outros menos. Na área de TI, se o profissional espera muito, fica fossilizado”, aponta Oliveiras.
Além da evolução tecnológica em si, o mercado e as empresas têm cobrado dos profissionais outras competências, que ultrapassam o conhecimento técnico, como afirma Célio Antunes de Souza, diretor da Faculdade Impacta Tecnologia.
“O conhecimento sobre gestão empresarial explica-se porque as empresas estão utilizando a tecnologia da informação como suporte para o aumento da produtividade. Para que o profissional de TI possa desenvolver uma aplicação de uso empresarial, faz-se necessário conhecer assuntos como contabilidade, custos, finanças, RH, gestão de projetos, governança etc.”, assinala Souza.
O velho conselho de esperar um pouco antes de iniciar uma pós-graduação nem sempre se aplica à TI. Como lembra o consultor Shuji Shimada, da People Consulting, o profissional de tecnologia muitas vezes inicia o curso de graduação já trabalhando na área. Ou, por meio de programas de estágio e trainee, já conclui a faculdade com três ou quatro anos de experiência.

"Nesses casos, é possível sim, dar seqüência à faculdade com uma pós-graduação, pois ele já possui bastante experiência. Afinal, esses cursos de pós não só solidificam conceitos, mas trazem muita coisa nova com base na troca de experiência entre alunos e professores”, afirma Shimada.
Para Souza, da Faculdade Impacta, é possível preencher muitas das vagas que o mercado apresenta com o conhecimento prático em ferramentas de software. "Não é necessário, em um primeiro momento, fazer um curso acadêmico, mas sim treinamentos e certificações em TI.”
Em outras palavras, os especialistas concordam que decidir “o que” estudar, depende das necessidades de cada setor dentro do mercado de TI.
Já a decisão de “onde” estudar, o conselho é pesquisar. “Buscar fazer uma análise crítica, pois tem muita coisa ruim no mercado. O curso, o nível de especialização dos professores que nele atuam, se a instituição é idônea ou é aquele chamado ‘varejão’ e, principalmente, ver o que o curso trará à sua vida prática”, acrescentou Oliveiras.
Shimada conclui dizendo que “o conteúdo é sempre o mais importante, porque os profissionais têm um tempo muito escasso para perder em algo que só vai constar no currículo.”

FONTE: IDGNOW

0 comentários:

 
João Bosco Seixas