quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ubuntu tem maior numero de usuarios entre os Linuxers do Campus Party

Um breve texto interessante sobre o campus party, mostrando a diversidade dos sistemas operacionais utilizados e a liderança do Ubuntu dentre os linux.

Texto retirado de:
http://prof-david.blogspot.com/2008/02/tera-no-campus-party-t-bombando.html


"Passeando pela arena, fiz uma observação dos computadores e seus respectivos Sistemas Operacionais em uso (falta do que fazer, hehe). O que eu pude perceber é que de uma forma geral, não há monopólio de sistemas. Algumas poucas máquinas (bem turbinadas) rodam o Windows Vista e há um bom equilibrio, entre XP e Linux, pendendo com pequenas vantagens para o lado do SO da Microsoft. Também há um número generoso de Laptops com MAC OS. Mesmo nas seções de blogs e outras que não destacam o software livre como robótica e astronomia há um número razoável de máquinas com linux.
Há maquinas com Linux também na sala de imprensa. E os computadores disponíveis para aluguel estão enfileirados nos dois modelos. Windows e Linux, onde o número de participantes também se encontra bem dividido, sem definição de vencedores.

Apesar desta constatação curiosa, outra me intrigou muito mais dentro desse cenário: O excesso de computadores com Ubuntu instalado. De cada 10 máquinas com Linux, 9 tinham o ubuntu como distribuição. Excessão de um computador com Slackware, outro com Fedora, outro rodando o Debian e outro com DreamLinux, todos os outros tinham ubuntu instalado. Até o meu laptop que estou usando para o evento está com o kubuntu instalado (kubuntu, gosto do KDE).

Não dá pra negar que o sucesso do Ubuntu é notório e que os esforços da comunidade em criar uma distro fácil e voltada para todas as pessoas de forma democrática vem sendo recompensados. Por um lado, é como se fosse um segundo monopólio, não sei se é motivo para me preocupar, mas fico feliz pela equipe do Ubuntu. Parabéns a todos pelo sucesso!! Pena que nenhum representante do Ubuntu compareceu ao evento."

0 comentários:

 
João Bosco Seixas