Esse post foi publicado por Moacir Mato Grosso Filho, que é membro da célula IT Extreme, no seu blog pessoal.Quem quiser conferir esse e outros posts de Moacir, o endereço é: http://moacirmgf.spaces.live.com/
Microsoft Software Inventory Analyzer
Controlar e inventariar as licenças de softwares instalados numa rede é um grande problema para os profissionais de TI.
Para isso a Microsoft possui uma ferramenta gratuita (que pouca gente conhece) chamada Microsoft Software Inventory Analyzer (MSIA), que te ajuda a analisar e examinar a quantidade de software instalados na sua organização.
O software varre toda sua rede ou seu computador local em busca de detalhes sobre os produtos MS, como por exemplo: tipo, quantidade de licenças disponíveis, quantidade de licenças instaladas etc. Relatórios e gráficos podem ser gerados para ajudar na administração de sistemas, licenciamento e inventário de softwares Microsoft da sua corporação.
Os resultados do levantamento efetuado pelo MSIA são inteiramente confidenciais e não são enviados a Microsoft.
Os sistemas operacionais suportados por esta ferramenta são:
• Microsoft Windows ® 98
• Windows ® Millennium Edition
• Windows NT ® Workstation 4.0
• Windows NT ® Server 4.0
• Windows ® 2000 Server
• Windows ® 2000 Professional
• Windows ® 2000 Advanced Server
• Windows ® XP Professional e Windows XP Home Edition
• Windows ® Server 2003 Standard Edition and Enterprise Edition
• Windows ® Vista (Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Ultimate)
No site http://www.microsoft.com/resources/sam/msia.mspx você terá acesso ao download do MSIA, manuais e vídeos sobre a utilização do software. Infelizmente, todo o material esta em Inglês.
Quatro palestrantes internacionais já estão confirmados para a nona edição do Fórum Internacional Software Livre – fisl9.0, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos PUCRS, em Porto Alegre (RS). São eles Ken Coar, engenheiro de software da IBM e membro da Apache Software Foundation, Randal Schwartz, administrador de sistema, consultor e co-autor de livros sobre Perl, Zaheda Bhorat, gerente de projetos open source do Google e Bram Moolenaar, criador do VIM.
Outros importantes nomes ligados ao software livre já foram convidados pela organização do fisl9.0 para participarem do evento, entre eles John Maddog Hall (Linux International), Bdale Garbee (Debian), Jamal Hadi Salim (Linux Kernel), Scott Wheeler e Till Adam (KDE). A lista completa está disponível no site www.fisl.org.br.
Aprendendo...
PERL (Practical Extraction and Report Language) é uma linguagem de programação muito utilizada para o processamento nos servidores web e em aplicações corporativas. Pode ser usado tanto para construir sites dinâmicos, como para desenvolver scripts automatizados ou acessar bancos de dados.
APACHE é o servidor web mais usado no mundo. Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para o Novell Netware e para o OS/2.
VIM é um dos editores de textos mais utilizados no mundo Unix. Também pode ser executado em outras plataformas, como Amiga, MacOS, Sun, Windows entre outras.